Segundo as previsões de primavera divulgadas pela Comissão Europeia, espera-se que a produção de carne suína na União Europeia se estabilize em 2024. Após uma redução significativa de 6,6% na produção em 2023, a expectativa para este ano é de uma diminuição mais modesta de 0,4%. O grupo de interesse dos criadores de suínos alemães, ISN, também refletiu essas projeções em seu relatório recente.
A Comissão Europeia observou um aumento no número de porcas na UE, que totalizou 170.000 no último censo de gado realizado no outono ou inverno, sugerindo um potencial início de recuperação após três anos de declínios significativos. No entanto, destacou-se que há diferenças consideráveis entre os estados membros.
No que se refere ao comércio externo, a Comissão prevê desafios contínuos para os exportadores europeus, com uma expectativa de redução de 4% nas exportações de carne de porco em 2024. A situação é influenciada pela baixa demanda de importações da China, devido ao excesso de oferta no mercado chinês, e pela menor competitividade dos exportadores da UE em comparação com os Estados Unidos e o Brasil, resultante dos preços mais elevados no comércio internacional.
Essas previsões são parte do acompanhamento contínuo da Comissão Europeia sobre o desenvolvimento dos mercados agrícolas da UE, considerando fatores como a situação da peste suína africana (ASP) e possíveis flutuações nos preços dos alimentos para animais, que dependem das próximas colheitas.
Fonte: The Pig Site