Um painel interagências das Filipinas, liderado pelo presidente, aprovou a redução das tarifas sobre o arroz e a extensão dos cortes tarifários sobre diversas commodities, incluindo carne suína e carne mecanicamente desossada, com o objetivo de combater a inflação e garantir uma ampla oferta. A informação foi divulgada pela Reuters.
As tarifas sobre o arroz serão reduzidas para 15%, tanto para as importações dentro quanto fora da quota, em comparação com os 35% anteriores, e permanecerão assim até 2028, conforme anunciado pelo secretário de Planejamento Econômico, Arsenio Balisacan, em uma conferência de imprensa. Além disso, as tarifas reduzidas sobre milho, carne suína e carne desossada mecanicamente também serão prorrogadas até 2028.
A medida inclui ainda a redução dos direitos de importação de produtos químicos e briquetes de carvão, visando diminuir os preços da energia, informou Balisacan.
As Filipinas, um dos maiores importadores de arroz do mundo, esperam que essa redução tarifária alivie significativamente a pressão sobre os preços internos. A inflação anual no país acelerou pelo terceiro mês consecutivo em abril, atingindo 3,8%, impulsionada pelo aumento nos preços dos transportes e dos alimentos, incluindo o arroz.
“Esta redução tarifária aliviará substancialmente a pressão ascendente sobre os preços internos”, afirmou Balisacan.
Fonte: The Pig Site