O setor do agronegócio brasileiro está cada vez mais comprometido com a agenda ESG (ambiental, social e governança). De acordo com uma pesquisa realizada pela HR Tech Mereo, todas as empresas entrevistadas do setor adotam métricas ESG nos três pilares, demonstrando um forte compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
O estudo, que analisou seis empresas do setor, revelou que 100% delas têm estratégias voltadas para colaboradores e clientes no pilar social. No entanto, nenhuma ainda mensura a interação com a sociedade, o que incluiria avaliar a relação com a comunidade para minimizar impactos e maximizar benefícios sociais.
Quanto à governança, todas as empresas estão comprometidas com boas práticas de gestão, sendo que metade delas também foca em sistemas de compliance, saúde fiscal e financeira. Na esfera ambiental, que visa alcançar uma agricultura sustentável, os esforços se concentram especialmente em iniciativas como carbono neutro, gestão de resíduos e práticas sustentáveis, todas adotadas por metade das empresas analisadas.
Ivan Cruz, cofundador da Mereo, destacou que empresas que adotam modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG tendem a se destacar no mercado, estabelecendo assim bases sólidas para crescimento e sustentabilidade futuros.