Após a instalação do Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Rio Grande do Sul, durante a primeira visita do ministro Carlos Fávaro, diversas medidas de apoio aos produtores rurais gaúchos afetados por desastres climáticos foram implementadas.
As quatro secretarias do Mapa têm realizado visitas técnicas semanais às áreas mais afetadas pelas chuvas, apresentando relatórios detalhados com fotos e vídeos ao final de cada visita.
Entre as ações de apoio do Mapa estão:
- Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no Estado do Rio Grande do Sul (PERSul): Visando ajudar na recuperação das atividades agropecuárias.
- Parcerias com Emater e Embrapa: Para disponibilização de tecnologias aos produtores rurais.
- Instalação do Gabinete Itinerante da Embrapa: Atualmente na fase de diagnóstico.
- Suspensão das dívidas dos produtores até 15 de agosto.
Para ampliar os esforços, o ministro Fávaro se reuniu com o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para alinhar novas parcerias e ações emergenciais no estado. Durante a reunião, destacaram a importância da recuperação das estradas vicinais para melhorar a trafegabilidade e a comercialização de produtos agrícolas.
O Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no Estado do Rio Grande do Sul (PERSul) foi instituído pela Portaria nº 683, de 28 de maio de 2024, e tem caráter temporário, com duração até 31 de dezembro de 2024. O objetivo é auxiliar no restabelecimento das atividades agropecuárias afetadas pelas adversidades climáticas, conforme reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 36, de 7 de maio de 2024.