Embrapa lança nova ferramenta para estimativa de custos de produção de suínos e frangos de corte

A Embrapa Suínos e Aves disponibilizou gratuitamente, desde o dia 1º de julho, dois formulários em planilhas eletrônicas para estimar os custos de produção de suínos e frangos de corte. Essas ferramentas foram desenvolvidas para gerar estimativas em painéis com especialistas ou grupos focais.
O painel é uma técnica qualitativa para levantamento de dados primários, consistindo em uma reunião liderada por uma equipe de pesquisa com um grupo de pessoas. Para estimativa de custos agropecuários, este método envolve produtores, profissionais da assistência técnica pública e privada, e associações representativas dos diferentes elos das cadeias produtivas.
Segundo o pesquisador Marcelo Miele, da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves, “os atores envolvidos na produção de suínos e frangos de corte têm demandado à Embrapa ferramentas para gerar estimativas dos custos de produção de fácil uso e que empreguem metodologias adequadas em apoio à formulação de políticas públicas e estratégias setoriais”. Os formulários em planilha eletrônica atendem a essa demanda, permitindo organizar informações levantadas em painéis de especialistas e gerar estimativas dos custos de sistemas de produção representativos a partir do levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado.
Leia também no Agrimídia:
- •Preço da carne de frango segue estável no Carnaval, mas média de fevereiro é a menor desde 2023
- •Preço dos ovos reage em fevereiro, sobe mais de 40% em algumas regiões e interrompe sequência de quedas
- •ABCS promove Escola de Gestores 2026 com foco em comportamento do consumidor e decisões estratégicas no mercado de proteínas
- •Indústria de carnes do Reino Unido contesta aumentos das taxas da FSA e ameaça ação judicial





















