Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportação de carne suína registra volume recorde no primeiro semestre

Exportação de carne suína registra volume recorde no primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras de carne suína atingiram um recorde, totalizando 613,7 mil toneladas embarcadas, o que representa um aumento de 4,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em termos de receita, porém, houve uma queda de 8%, totalizando US$ 1,3 bilhão.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, destacou que as exportações brasileiras de carne suína estão passando por um redirecionamento significativo em 2024, com uma diminuição na participação da China em favor de outros mercados. As exportações para a China, por exemplo, diminuíram 40,3% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 127,9 mil toneladas. Em contrapartida, houve um crescimento expressivo nas exportações para Filipinas (aumento de 65,3% com 84,2 mil toneladas) e Japão (crescimento de 105,3% com 37,5 mil toneladas).

Apesar da queda de 1,4% em volume e 11% em receita nas exportações de carne suína em junho, com 107,1 mil toneladas e US$ 235,3 milhões, respectivamente, Santin expressa otimismo quanto ao fechamento positivo do ano, projetando um aumento nos volumes exportados.