A agricultura britânica enfrenta uma ameaça crescente devido à peste suína africana, que pode estar se dirigindo para o Reino Unido, conforme revelou um relatório governamental vazado. A doença, transmitida por meio de produtos suínos ilegais contaminados, é altamente letal para os porcos, embora não afete os seres humanos.
O documento indica que é “provável” que o vírus chegue ao Reino Unido dentro de alguns meses. A preocupação aumentou após autoridades portuárias alertarem que estavam apenas “arranhando a superfície” em relação ao combate à carne suína ilegal que chega a Dover. Desde setembro de 2022, cerca de sessenta toneladas de carne suína ilegal foram apreendidas devido a novas verificações.
Lucy Manzano, chefe de saúde portuária e proteção pública do Conselho Distrital, advertiu que a chegada do vírus ao Reino Unido levaria a programas de abate de animais e proibições de exportação, causando danos significativos às fazendas de porcos, à população de porcos selvagens e à reputação do setor.
O governo britânico enfatizou que a peste suína africana afeta apenas os porcos e não os humanos. As autoridades continuam a priorizar a prevenção de surtos por meio de rigorosos controles de fronteira e orientações abrangentes sobre a doença, trabalhando em colaboração com as Autoridades de Saúde Portuária e a Força de Fronteira para reforçar a segurança.