A cerimônia de abertura foi marcada pela presença de ministros, três governadores, parlamentares e representantes da cadeia produtiva nacional. Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organizadora do evento, anunciou um recorde de exportação de mais de 120 mil toneladas de carne suína brasileira apenas em julho. Santin destacou o impacto da suinocultura e da avicultura na economia nacional, ressaltando que juntos esses segmentos representam um valor bruto anual de produção superior a R$ 350 bilhões e geram mais de 10 milhões de empregos diretos e indiretos. Nos últimos 30 anos, a cadeia gerou R$ 1,5 trilhão em receita fiscal com exportações.
“Provemos riqueza, emprego e renda, e impulsionamos o desenvolvimento de regiões que hoje são referência por causa da força dessa cadeia de produção”, afirmou Santin. Em seu discurso, ele abordou a resiliência do agro brasileiro e os principais desafios e oportunidades para expandir a presença do Brasil no mercado global.
Declaração do Fim da Emergência Zoossanitária
Antes da abertura do SIAVS, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou oficialmente o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul, que havia sido instaurado devido à doença de Newcastle detectada em Anta Gorda em 17 de julho. O ministro Carlos Fávaro, presente no evento, destacou a eficácia da organização e a colaboração com entidades como a ABPA para a resolução rápida do caso. “Faz pouco mais de 20 dias que identificamos essa situação e ela está resolvida”, afirmou Fávaro, elogiando a estrutura e a transparência da cadeia de proteína animal.
O presidente da ABPA também destacou o compromisso com a biosseguridade, embora tenha apontado a necessidade de avançar em outras áreas. Durante o evento, a ABPA apresentou um documento com propostas para aumentar a competitividade internacional e a eficiência da produção no campo.
Expansão do SIAVS 2024
Nesta edição de 2024, o SIAVS amplia seu escopo para incluir todos os elos da cadeia de proteína animal, incorporando representantes da cadeia de carne bovina, peixes e leite, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; dos governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e Ratinho Jr. (PR); da senadora Tereza Cristina; e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion, entre outros.