Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Celebração

FACTA completa 35 anos de desafios e conquistas na avicultura

FACTA completa 35 anos de desafios e conquistas na avicultura

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) está comemorando 35 anos de história em 2024, um marco significativo para a instituição. Criada com o objetivo de difundir conhecimento sobre a avicultura por todo o Brasil, a Fundação é uma organização civil sem fins lucrativos que continua fiel aos seus propósitos, promovendo a formação, atualização e capacitação de milhares de profissionais, e contribuindo diretamente para transformar o setor em um modelo de excelência e competitividade global.

Ao longo dessas décadas, a FACTA enfrentou diversos desafios, sendo o principal deles manter a qualidade de suas atividades. Desde a realização de eventos, conferências, cursos, simpósios, workshops e reuniões, a FACTA sempre priorizou o alto padrão em tudo o que propôs ao seu público, que inclui estudantes, produtores, empresários e pesquisadores.

“A superação de cada obstáculo se deu graças à colaboração de muitas pessoas. A FACTA conta com um corpo técnico competente e especializado, formado por profissionais de diferentes instituições, empresas e regiões do país. Esse grupo de destaque é fundamental para garantir a qualidade dos eventos e consolidar a reputação da Fundação ao longo dos anos”, explica o diretor de Eventos da FACTA, Rodrigo Garófallo.

Além do corpo técnico, a diretoria e o conselho curador desempenham papéis importantes na concepção e condução das atividades. Juntos, esses pilares garantiram a excelência das ações desenvolvidas pela FACTA nas últimas três décadas e meia. “Não podemos esquecer do staff da Fundação, composto por funcionários dedicados que trabalham arduamente para que tudo seja realizado”, complementa o diretor.

Uma escola de avicultura

A FACTA faz parte da trajetória de inúmeros profissionais que ingressaram na avicultura já na graduação. Por meio de suas ações técnico-científicas, promoveu network entre profissionais e estudantes, estimulando alguns a dedicarem-se à ciência e outros às atividades técnicas.

“Um exemplo real é a minha história. Comecei a participar da FACTA enquanto ainda era estudante e assisti minha primeira Conferência em 1999. Desde então, meu envolvimento evoluiu de participante na graduação e pós-graduação para membro do corpo técnico como professor universitário. Posteriormente, fui convidado para integrar a diretoria, atuando como diretor de eventos por mais de 10 anos e colaborando com a FACTA ao lado de outros membros da diretoria e do professor Ariel Mendes, atual presidente”, conta Garófallo.

Outra importante conquista da FACTA para a comunidade avícola é a Brazilian Journal of Poultry Science /Revista Brasileira de Ciência Avícola, que atualmente conta com a professora Irenilza de Alencar Nääs como editora chefe. “Hoje, a revista é a quarta maior publicação de avicultura do mundo, com inserção internacional significativa, publica artigos de pesquisadores de diversos países e está em constante ascensão em termos de qualidade, sempre conquistando patamares mais elevados em avaliações”, acrescenta.

O futuro da FACTA: desafios e metas para os próximos anos

A FACTA está olhando para o futuro, capacitando profissionais para enfrentar mudanças de mercado novos desafios sanitários e promovendo inovações. Uma dessas ações é o projeto “FACTA na Estrada”, que visa levar eventos da Fundação para perto dos participantes, de Norte a Sul do Brasil, com o objetivo de reduzir os custos de participação e aumentar a acessibilidade, permitindo maior inclusão de profissionais.

Para os próximos anos, a FACTA pretende continuar inovando e se adaptando às necessidades do setor, promovendo mais eventos com alta qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e atualização dos profissionais da avicultura, conta Garófallo. “Desejo vida longa e sucesso à FACTA. Que venham mais 35 anos e que ela continue atuando e trabalhando em prol de sua missão principal, que é colaborar com o desenvolvimento técnico-científico da avicultura brasileira”, finaliza.