Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Oferta elevada de ovos leva a queda de preços no Brasil

Oferta elevada de ovos leva a queda de preços no Brasil

Os preços dos ovos continuam em queda no mercado brasileiro, influenciados pela elevada oferta doméstica. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos para consumo no segundo trimestre deste ano alcançou um novo recorde. Foram produzidos 956,7 milhões de dúzias entre abril e junho, um aumento de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 12% superior ao mesmo período do ano anterior.

Essa alta produção tem pressionado os preços para baixo. No segundo trimestre, o preço médio dos ovos brancos tipo extra, a retirar (FOB) em Bastos (SP), ficou em R$ 150,23 por caixa com 30 dúzias, uma redução de 3,8% em comparação com o trimestre anterior. Na parcial do terceiro trimestre deste ano, até 12 de setembro, as quedas nos preços têm sido ainda mais acentuadas. O levantamento do Cepea aponta que o preço médio da caixa com 30 dúzias do ovo branco em Bastos registrou uma queda de 15% em relação ao segundo trimestre.

Essa redução nos preços reflete o desequilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico. Com a produção em alta, os produtores enfrentam desafios para equilibrar o mercado, uma vez que o excesso de oferta tende a pressionar os preços para baixo. Essa dinâmica de mercado ressalta a importância de estratégias de gestão de produção e comercialização para minimizar os impactos financeiros para os produtores de ovos.