Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Diretor-presidente da ADAPAR destaca parceria do Estado com setor privado na sanidade animal

Diretor-presidente da ADAPAR destaca parceria do Estado com setor privado na sanidade animal

Na abertura da ‘Semana da Sanidade Animal do Paraná’, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, destacou a parceria entre Estado e o setor privado para manter o status e a qualidade sanitária no Paraná. “O Paraná e o setor privado sempre estiveram juntos nas questões da sanidade animal. No nosso Estado, hoje temos diversos conselhos de sanidade, frutos dessa parceria pública privada. Assim, hoje, somos o maior produtor de proteína animal no país” afirmou o diretor-presidente.

Otamir também reforçou que o Paraná propicia um bom espaço para o desenvolvimento de cooperativas. “As empresas e cooperativas que se instalam aqui em nosso Estado crescem muito. E assim, novos investimentos pelo governo do Estado estão sendo realizados para apoiar esse crescimento” pontua Martins.

O diretor-presidente encerra salientando a importância do encontro, que concentra entidades e autoridades importantes ao setor. “Que esse evento seja um marco histórico na caminhada do Paraná, para continuarmos juntos a proteger nossos rebanhos, essenciais para manter esse status de sermos o supermercado do mundo” completa.

A “Semana de Sanidade Animal” é uma iniciativa do Sistema Ocepar que conta com o apoio da Federação da Agricultura do Paraná (Faep),  e se estenderá até esta quinta-feira (03) por meio da plataforma Microsoft Teams. As palestras do evento são direcionadas para produtores, técnicos e gestores que atuam nas cadeias de produção de proteína animal, além de demais interessados no tema. O encontro engloba painéis de avicultura, suinocultura, bovinocultura e piscicultura, e visa compartilhar informações sobre as recentes práticas, legislações e tecnologias que podem transformar a sanidade animal em diferencial competitivo para o agronegócio.

No 2º trimestre de 2024, o Paraná atingiu novos recordes na produção de carne suína e de frango. De acordo com dados da pesquisa trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em setembro deste ano, o Estado foi o que mais aumentou a produção dessas duas proteínas animais no Brasil, mantendo a liderança isolada na produção de carne de frango e a vice-liderança de carne suína. O Paraná também obteve um bom índice na sua produção de leite, couro e ovos.

Fonte: ADAPAR