Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Chuvas ganham força no Brasil com alerta de tempestades no Centro-Oeste

Chuvas ganham força no Brasil com alerta de tempestades no Centro-Oeste

Com o início da segunda quinzena de outubro, a previsão é de que as chuvas finalmente comecem a se tornar mais regulares em várias regiões do Brasil. Até agora, as precipitações estavam concentradas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes de Mato Grosso do Sul, enquanto as áreas centrais e principais regiões produtoras de grãos ainda enfrentam chuvas irregulares.

Segundo Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, nos próximos dias há previsão de chuvas, mesmo que ainda irregulares, para os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Pará. Os primeiros volumes de chuva também chegaram ao Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia, com expectativa de continuidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades no Centro-Oeste e em partes de São Paulo. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros em 24 horas até a manhã de quarta-feira (16/10). Esses temporais serão acompanhados de ventos de até 100 km/h e queda de granizo, podendo causar estragos como queda de árvores, cortes de energia e alagamentos.

As áreas sob alerta incluem o sul, norte, leste, noroeste e centro de Goiás; nordeste, sudeste, centro-sul e norte de Mato Grosso; e partes de Mato Grosso do Sul e São Paulo, como São José do Rio Preto e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Temporais também são previstos em Vilhena (RO), Cuiabá (MT), Anápolis (GO), Brasília (DF) e outros municípios.

Enquanto isso, no Norte do Brasil, o calor continua intenso, com pancadas de chuva isoladas. A região Nordeste também verá a expansão das chuvas, especialmente no oeste, atingindo áreas como o centro e sul do Maranhão e o oeste da Bahia.