A GTFoods, uma das principais empresas do setor alimentício do Brasil, apresentou seu Relatório Anual de Sustentabilidade GRI 2023, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis e inovação ambiental. O destaque se deu a importantes avanços na gestão de resíduos sólidos em 2023. No período, a empresa reaproveitou mais de 19 mil toneladas de resíduos, atingindo um alto índice de 96,5% de reciclagem, incluindo as unidades das cidades de Maringá, Terra Boa, Paraíso do Norte e Paranavaí, onde estão localizadas as plantas de abate da companhia.
Os resíduos orgânicos, que somaram 16.500 toneladas, foram majoritariamente destinados à biodigestão, enquanto o restante foi aproveitado em processos de compostagem. Essa iniciativa gerou uma economia significativa no consumo de biomassa nas caldeiras, devido à utilização do biogás gerado ser utilizado como fonte de combustível.
Além de reduzir significativamente o impacto ambiental, ações de reciclagem também causam impactos financeiros positivos. É o caso da reciclagem de materiais. Em 2023, o volume de materiais recicláveis das unidades da GTFoods foi de aproximadamente 2.944 toneladas. Os materiais segregados, que incluem papelão, plásticos, ferro, entre outros, foram vendidos a empresas especializadas, o que resultou em mais de R$ 3 milhões de receita para a empresa.
Outro ponto de destaque foi o tratamento de resíduos inorgânicos, que totalizaram 650 toneladas, todos destinados de forma segura para aterros sanitários em conformidade com as normas ambientais vigentes. A emissão de 100% dos Manifestos de Transporte de Resíduos (MTRs) assegura total transparência e rastreabilidade em todas as etapas do processo.
Os resultados reforçam a estratégia da indústria em maximizar a biodigestão como solução de gestão de resíduos e geração de energia renovável. Em linha com essa visão, a empresa já planeja ampliar as operações dos biodigestores, com o objetivo de aumentar a geração de energia e reduzir ainda mais a destinação de resíduos para aterros.
Para o CEO da GTFoods, Rafael Tortola, o Relatório ESG 2023 destaca não apenas os resultados concretos de melhorias do Grupo, mas as iniciativas de gestão de resíduos sólidos como parte essencial do compromisso em promover um futuro mais sustentável. “Estamos continuamente buscando formas de reduzir nosso impacto ambiental e, ao mesmo tempo, gerar valor para a empresa e a comunidade, mas também os avanços contínuos em sustentabilidade”, reforça o CEO.
Outros destaques ESG
A GTFoods também avançou em outras frentes de sustentabilidade, como a implementação de um Comitê ESG com ligação direta ao Conselho da empresa, além da evolução no modelo GRI em seu Relatório de Sustentabilidade. A companhia participou de importantes eventos e premiações, como o Selo Clima Paraná e a Certificação ODS pelo Instituto Acim, reafirmando seu compromisso com o futuro e o impacto positivo nas comunidades ao redor.
“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia. Não apenas investimos em tecnologias de ponta, mas também garantimos que nossas práticas estejam em conformidade com as melhores diretrizes globais de ESG,” conclui Bruno Tonial Knappman, Gerente Corporativo de Meio Ambiente da GTFoods.
Sobre a GTFoods
Da força do campo, nasceu em 1992 o grupo GTFoods, hoje um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil, além de estar entre os 10 maiores exportadores dessa proteína no país.
O grupo engloba as marcas Bellaves, Brasil Embalagens, Canção e Lorenz e tem uma cadeia produtiva verticalizada com métodos de produção inovadores, de alta tecnologia e profissionais capacitados. Ao todo, comercializa mensalmente mais de 30.000 toneladas entre frango, peixes, vegetais congelados e ovinos.
Com mais de 10 mil colaboradores, a GTFoods possui habilitações para exportar para mais de 100 países, logística própria com uma frota composta por 258 caminhões – os produtos chegam até as principais redes supermercadistas e atacadistas do Brasil por meio de oito filiais de armazenagem e distribuição – e a responsabilidade ambiental como prioridade.
O grupo GTFoods detém as principais aprovações mundiais, como a China Approved, EU Approved; Certificação Fambras Halal, além dos selos IFS Global Markets, BRC, ODS e habilitações SIF 4198, SIF 3773, SIF 1880, SIF 1860 e SIF 4166.