Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Chuvas diminuem no Nordeste, mas alertas permanecem; Centro-Sul enfrenta temporais

Chuvas diminuem no Nordeste, mas alertas permanecem; Centro-Sul enfrenta temporais

As chuvas na região Nordeste, especialmente na Bahia, perderão intensidade nesta quinta-feira (28/11), mas ainda há risco de transtornos devido ao solo encharcado. Um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica acumulados de 50 a 100 mm em áreas do nordeste, sul e centro-sul da Bahia, incluindo Salvador, até as 10h, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos. No restante do Nordeste, o tempo deve estabilizar gradativamente, com predomínio de sol em vários estados.

No Centro-Oeste e Norte, as condições seguem instáveis. Ventos úmidos e quentes formarão nuvens carregadas, mas as temperaturas se elevam rapidamente com o sol predominando em parte do dia. Já no Centro-Sul, a chuva ganha força, atingindo áreas de risco no Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Em Presidente Prudente, a previsão é de chuva forte ao longo do dia.

O avanço de uma frente fria no Sul, combinado com um sistema de baixa pressão, reforça as chuvas intensas. Regiões serranas e áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão sob alerta para tempestades com possibilidade de granizo até o meio-dia. Em Curitiba, pode chover até 35 mm nesta quinta-feira.

Enquanto isso, grande parte de Minas Gerais e Espírito Santo permanece com tempo ensolarado e alerta para baixa umidade do ar, o que contribui para temperaturas elevadas. Algumas capitais do Brasil devem registrar máximas acima de 33ºC, como Campo Grande (35ºC) e São Paulo (34ºC). Em Salvador, a chuva da madrugada e manhã dará lugar a um tempo mais aberto, com máxima de 30ºC.

A combinação de instabilidade em algumas regiões e calor intenso em outras destaca a diversidade climática em todo o país.