Eslováquia declara estado de emergência diante de surto de Febre Aftosa

A Eslováquia declarou estado de emergência na terça-feira, com o objetivo de facilitar a implementação de medidas urgentes para conter a disseminação da febre aftosa após a detecção de infecções na região sul do país, conforme comunicado oficial do governo.
A decisão foi motivada pela confirmação de casos da doença em três fazendas na semana passada. As infecções representam um marco preocupante, sendo as primeiras registradas no país em meio século, e ocorrem logo após a vizinha Hungria relatar casos semelhantes no início de março.
Embora a febre aftosa não represente um risco direto para a saúde humana, ela causa febre e bolhas na boca de ruminantes como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Surtos da doença geralmente resultam em restrições comerciais significativas, com o objetivo de evitar a propagação do vírus para outros países e regiões.
Leia também no Agrimídia:
- •ABCS apresenta agenda para eleições e reforça articulação da suinocultura no cenário político
- •Pressão simultânea em preços, comércio externo e crédito reduz margem do produtor rural no Brasil
- •Agroindústria absorve impactos externos e mantém trajetória de crescimento
- •República Dominicana certifica 27 propriedades suínas livres de PSA























