Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biogás

2,8 milhões de Nm³ de Biogás devem ser produzidos no Brasil em 2022

Informação vem de Panorama do Biogás no Brasil divulgado pelo CIBiogás

2,8 milhões de Nm³ de Biogás devem ser produzidos no Brasil em 2022

A produção de biogás no Brasil vem crescendo a cada ano e só em 2022 deve chegar a 2,8 milhões de Nm³ produzidos. Quem afirma é um levantamento desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), o qual reforça que no último ano um aumento de 10% no volume de biogás foi sentido, assim como a soma de todas as plantas no último ano registrou 2,3 milhões de Nm³.

Este ano, por sua vez, o número de plantas de biogás cresceu segundo a instituição, o que faz com que o aumento da produção em 2022 também seja maior. Em nota, Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, destaca que houve um aumento significativo de plantas entre 2020 para 2021, um total de 20%. Sem contar que mais da metade delas estava em operação para aproveitamento energético.

“Esse aumento expressivo do mercado de biogás revela a força da alternativa no país e como isso influencia o desenvolvimento de novas ideias focadas na redução de emissões, mas também na necessidade de reorganizar os processos focados na gestão de resíduos” destaca ele.

González também explica que hoje mais de 79% das plantas de biogás e biometano são de pequenos produtores, os quais juntos produzem até 1 milhão de nm³. Os mesmos são responsáveis por 8% da produção total do país. A produção, por sua vez, também vem de plantas de médio porte, as quais contam com uma produção de 1 a 5 milhões de Nm³. Mas a maior dela vem de usinas de grande porte, as quais correspondem a produção de 5 a 125 milhões de Nm³/ano, sendo um total de 10% e 82% da produção total.

Sobre o ranking dos maiores produtores de biogás do Brasil, o panorama divulgado traz 6 estados em destaque. Contudo, no total 20 estados brasileiros já contam com alguma usina de biogás instalada, mostrando o real potencial do país para esse tipo de geração. Dentre os destaques, entretanto, estão Minas Gerais e Paraná, os quais juntos já contam com quase 400 usinas instaladas.

Outro dado interessante passado pelo CIBiogás está no tipo de produto utilizado para a geração de biogás no Brasil. Cerca de 80% das plantas de biogás utilizam resíduos agropecuários para gerar o gás renovável. Entretanto, outras matérias-primas também já estão contribuindo para o setor como os resíduos industriais e também de saneamento.

Por fim, o panorama também aborda as principais aplicações do biogás no Brasil, sendo a energia elétrica a maior delas até o momento.

“A geração de energia elétrica foi a principal aplicação energética realizada nas plantas de biogás brasileiras, resultando no uso de 71% do volume de biogás produzido, e 87% das plantas tiveram como destinação o biogás para geração desse tipo de energia” explica o CIBiogás.

A aplicação térmica também deu as caras no último ano. O uso do biogás para o aproveitamento térmico subiu para 11% das unidades. Segundo a instituição, o mesmo é um ótimo combustível para a queima em caldeiras, assim como secamento de grãos e também aquecimento aviário.