O Brasil é hoje um dos maiores produtores de carne de frango do mundo. Com empresas de pequeno, médio e grande portes, a avicultura brasileira exporta produtos para mais de 150 países, e tem em sua base produtora mais de 100 mil famílias integradas.
Essa enorme cadeia produtiva, que gera emprego, renda e desenvolvimento para pequenos municípios pela nação Sul-americana é o tema da exposição que será realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) hoje, dia 05 de setembro, na Casa Brasil, em Londres.
Nomeada como Chicken Day, a ação contará com uma exposição de imagens da obra “Da Nossa Mesa para a Sua Mesa”, de autoria de Manoel Petry. A obra relata a rotina de produtores que dedicam os seus dias a produzir alimentos para famílias do Brasil e de nações dos cinco continentes, ao mesmo tempo que reforça que os alimentos que chegam às famílias no Brasil e no mundo é o mesmo servido nas mesas das famílias de quem produz.
Também haverá um mergulho virtual na produção, com a realização de uma experiência em realidade virtual, com vídeo em 360°, mostrando a rotina dentro das granjas. Os diferenciais de sustentabilidade também estarão demonstrados em um vídeo da campanha internacional “Da Nossa Mesa para a sua Mesa”, produzida pela ABPA com o objetivo de desfazer mitos e reforçar ao mundo a transparência setorial.
No mesmo espaço, um chef brasileiro promoverá um “cooking show”, elaborando pratos à base de carne de frango produzida no Brasil. O objetivo é apresentar ao público visitante o produto vindo das granjas brasileiras, e que conquistou o mundo pela qualidade e sabor, entre outros atributos como o status sanitário brasileiro – livre de Influenza Aviária – e o perfil sustentável da produção.
A sustentabilidade, aliás, estará em pauta com a apresentação da campanha internacional Good Food for the People and the Planet, ação global da ABPA que ganhará palco na ação, em Londres. Atributos setoriais e ações pelo desenvolvimento sustentável mantidas pelo setor produtivo brasileiro são apresentados na campanha, reforçando o alinhamento setorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A exposição será acompanhada pelo diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, e pelo coordenador de mercados, Gabriel Morelli, que estarão disponíveis ao público para esclarecer dúvidas sobre o sistema brasileiro de produção.
O objetivo é reforçar os laços com o mercado do Reino Unido, que está entre os quinze principais destinos dos produtos avícolas brasileiros. Apenas nos sete meses de 2022, o país importou 55,2 mil toneladas de carne de frango do Brasil.
“A ação é parte dos esforços da marca setorial Brazilian Chicken, com o objetivo de levar aos parceiros do Reino Unido informações e detalhes que vão além das análises técnicas das exportações. Queremos mostrar as familias que movem a avicultura brasileira. Temos um compromisso de manter constante evolução para ampliar nossas parcerias pela segurança alimentar com todos os cuidados pela sustentabilidade e o bem-estar animal, o que reforçaremos neste Chicken Day”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.