Uma informação interessante: a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, lidera o ranking municipal de geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
A cidade possui mais de 21,5 mil sistemas instalados em residências, empresas e propriedades rurais, num total de 232 megawatts (MW) de potência, bem à frente da segunda colocada, a capital Brasília, com 159 MW. Aliás, o avanço da energia solar em Florianópolis e no Brasil será debatido na segunda edição do “360 Solar”, organizado pela ElektSolar, especializada em treinamentos para profissionais do setor fotovoltaico, que reúne mais de 50 empresas da cadeia de valor do setor solar na capital catarinense, entre fabricantes, distribuidores, franqueadores, projetistas, instaladores, autoridades nacionais e internacionais durante os dois dias de palestras, exposições e mesas redondas.
Grandes empresas e especialistas brasileiros e estrangeiros vão apresentar, entre os dias 24 e 25 de novembro deste ano, no Resort Costão do Santinho, as últimas soluções em energia solar para residências e empresas no Brasil e discutir as últimas tendências e o futuro da tecnologia fotovoltaica nos mercados globais.
Entre os principais temas a serem, destacam-se os avanços tecnológicos, os modelos de negócios, o mercado de trabalho, as soluções de operação e manutenção de usinas, os desafios regulatórios e tributários, a mobilidade elétrica, uso de sistemas de armazenamento energético e aplicações nas áreas de construção civil, arquitetura e urbanismo. A presença estimada é de cerca de 1,5 mil participantes nos dois dias de evento.
O encontro contará com uma área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar, além de um congresso com cerca de 60 palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros.