“Rumo à COP 27” é o título do site que o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) disponibilizou para o público com todas as informações sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27), que acontecerá no Egito entre 6 e 18 de novembro.
A página (disponível em https://cop27.iica.int/) explica em detalhes o papel estratégico do setor agropecuário da região para enfrentar a mudança do clima e antecipa o papel que desempenhará nesse encontro, que concentrará a atenção mundial.
A Conferência das Partes (ou COP) é uma reunião de cúpula realizada uma vez por ano com a participação de especialistas técnicos, ministros, chefes de Estado e de Governo e representantes de organizações não governamentais e no qual se adotam decisões para alcançar os objetivos para enfrentar a mudança do clima.
O continente levará mensagens relevantes ao Egito, ressaltando que as ações climáticas para alcançar uma agricultura mais sustentável devem ser baseadas em ciência, de maneira que resguardem e aumentem a produtividade e não aprofundem a já preocupante crise alimentar atual.
Um pavilhão próprio no Egito
Trata-se de uma forte aposta do IICA, de seus países membros e de parceiros internacionais para mostrar como a agricultura das Américas é resiliente à mudança do clima e pode dar exemplos concretos para a sua mitigação e adaptação aos sistemas agroalimentares de todo o mundo.
A Casa da Agricultura Sustentável das Américas será um local de diálogo entre os principais atores do setor agropecuário das Américas, como ministros e secretários de agricultura, representantes do setor privado e da academia, produtores, especialistas em mudança do clima e autoridades de outros setores públicos e privados, os quais poderão conhecer a fundo o atual estado da governança climática na região e as oportunidades que existem para fortalecer a ação climática internacional.
No site também há vídeos disponíveis nos quais prestigiosas personalidades vinculadas à agricultura das Américas explicam por que será fundamental para o setor o que for discutido e as decisões que forem tomadas no Egito.
Entre eles figuram Rattan Lal, Diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC) da Universidade do Estado de Ohio e considerado a maior autoridade mundial em ciências do solo, além de Enviado Especial do IICA para a COP27; Laura Suazo, Secretária de Agricultura e Pecuária de Honduras; Esteban Valenzuela, Ministro da Agricultura do Chile; Santiago Bertoni, Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai; Christian Asinelli, Vice-Presidente Corporativo de Programação Estratégica do CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina; e Ayman Amin, Ministro Plenipotenciário e Diretor Adjunto do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores do Egito, país organizador da COP 27.
Também é possível ter acesso a publicações nas quais o IICA mostra sólidos exemplos atuais de como a agricultura das Américas se direciona para a sustentabilidade, com formas de produção resilientes, climaticamente inteligentes, altamente eficientes no uso dos recursos naturais e com a liderança dos agricultores e agricultoras.
Os exemplos mostram que o setor agrícola tem o potencial de diminuir sua vulnerabilidade frente aos riscos climáticos, ao mesmo tempo em que aumenta a sua contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa. As boas práticas agrícolas, como a agricultura de conservação, lavoura mínima, sistemas agrossilvopastoris, gestão da água, melhorias na saúde dos solos, entre outras, proporcionam inúmeros benefícios, que são explicados nas publicações do IICA.