Com a peste suína africana (PSA) se espalhando rapidamente, o governo está considerando a proibição total do transporte de suínos no estado indiano.
De acordo com o departamento de pecuária, a doença foi confirmada em seis distritos. Mais de 2 mil suínos foram abatidos até sábado e espera-se que o número aumente.
Como a doença é altamente contagiosa, causando 100% de mortalidade, o departamento decidiu impor restrições rigorosas nos distritos infectados.
“Proibimos o transporte de porcos da fronteira até 16 de janeiro de 2023, devido à rápida disseminação da PSA. No entanto, à medida que a doença se espalha por meio de contatos, planejamos impor restrições à circulação de suínos dentro do estado. O abate em massa está em andamento em fazendas localizadas em um quilômetro quadrado ao redor dos locais onde a doença foi confirmada. Colocamos funcionários nos postos de controle para impedir o contrabando ilegal de porcos de fora do estado”, disse o ministro da Pecuária J Chinchu Rani.
De acordo com o vice-diretor do departamento de pecuária, Dr. R Venugopal, a propagação da doença foi confirmada em seis distritos, incluindo Wayanad, Kannur, Thrissur, Palakkad, Kottayam e Idukki.
As amostras do distrito de Thiruvananthapuram foram enviadas para o Laboratório de Doenças Animais de Alta Segurança de Bhopal e os resultados são esperados na segunda-feira. O abate de suínos está em andamento nos distritos de Idukki e Wayanad.
“Os porcos são trazidos para Kerala de Tamil Nadu, Karnataka e até mesmo estados do nordeste como Mizoram. Suspeitamos que a infecção se espalhou no estado a partir de porcos trazidos de Mizoram. No entanto, agora está se espalhando de fazenda para fazenda através de veículos que transportam alimentos. Estamos planejando impor bloqueios como restrições para quebrar a cadeia. O transporte de porcos das fazendas será completamente proibido por três semanas para conter a rápida disseminação. Não há vacinação para prevenir a PSA e o único método para conter a propagação é o abate”, disse o Dr. Venugopal.
De acordo com veterinários, resíduos de aves, resíduos de abate e resíduos de carne suína estão sendo fornecidos como ração para granjas de suínos no estado. Suspeita-se que a doença esteja se espalhando pela ração.
Embora os produtores tenham sido instruídos a fornecer carne cozida como ração aos porcos, a maioria deles está alimentando os porcos com carne crua. Tais práticas aumentam a possibilidade de propagação da doença, disseram.
A alimentação é a vilã?
Suspeita-se que a doença esteja se espalhando pela ração. Embora os agricultores tenham sido instruídos a fornecer carne cozida como ração aos porcos, a maioria deles está alimentando os porcos com carne crua. Tais práticas aumentam a possibilidade de propagação da doença, disseram.