Protocolo prevê comitê gestor, diagnóstico estadual e integração entre pesquisa, startups e setor produtivo
Mapa e São Paulo ampliam parceria para fortalecer inovação no agro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) assinaram um Protocolo de Intenções para fortalecer a inovação agropecuária e ampliar a integração entre instituições de pesquisa, universidades, startups e o setor produtivo.
A iniciativa faz parte do Programa Mapa Conecta e tem como objetivo estruturar a governança do ecossistema paulista de inovação, considerado um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.
O acordo foi formalizado pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Mapa, Marcelo Fiadeiro, e pelo secretário estadual de Agricultura, Geraldo Ferreira.
Leia também no Agrimídia:
Três ações estratégicas estão previstas
O protocolo estabelece três medidas consideradas estruturantes para o desenvolvimento da inovação agropecuária em São Paulo:
- Criação do Comitê Gestor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo;
- Realização do Diagnóstico Estadual de Inovação Agropecuária;
- Estruturação da governança do ecossistema estadual de inovação.
A expectativa é que o comitê reúna mais de 30 instituições ligadas à pesquisa, extensão rural, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e produção agropecuária.
Entre os instrumentos que darão suporte à iniciativa está a Plataforma Mapa Conecta, ambiente digital criado para aproximar os diferentes atores do ecossistema de inovação do agro.
São Paulo concentra 41% das agtechs do país
A escolha de São Paulo para avançar na agenda de inovação agropecuária está relacionada à relevância do estado no cenário nacional.
Segundo dados do Radar AgTech Brasil 2025, o país possui 2.075 startups voltadas ao agronegócio, sendo que cerca de 41% delas estão localizadas em território paulista.
Além da forte presença de agtechs, o estado reúne universidades, centros de pesquisa, parques tecnológicos, incubadoras e hubs de inovação que atuam no desenvolvimento de tecnologias para o campo.
Pesquisa e tecnologia fortalecem o agro paulista
São Paulo abriga importantes polos de inovação agropecuária em cidades como Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu e São José dos Campos.
O ecossistema conta com instituições de referência, como a USP, Unicamp, Unesp e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), além de cinco unidades da Embrapa.
A expectativa do Mapa é que a parceria fortaleça a geração de soluções tecnológicas voltadas ao aumento da produtividade, sustentabilidade e competitividade do agronegócio paulista e brasileiro.
Fonte: MAPA























