As inovações tecnológicas são essenciais para o contínuo crescimento da produtividade, competitividade e eficiência no campo. O desenvolvimento destas inovações pode ser feita por departamentos internos, mas é cada vez mais comum a parceria, principalmente com startups, acelerando o processo de solução frente a um desafio de campo ou mercado. A Lar Cooperativa Agroindustrial tem longa tradição na incorporação de tecnologias ao longo de sua cadeia produtiva, o que lhe permite saltos de eficiência em curtos espaços de tempo. A cooperativa, inclusive, já conquistou duas vezes a categoria Inovação do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos.
Nesta edição, a Lar se inscreveu em todas as onze categorias da premiação, promovida pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, da Gessulli Agribusiness, que tem a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com entidade patronal e patrocínio da empresa de nutrição animal De Heus. Os estudos e ranking da premiação estão a cargo nesta edição do Nupea/Ealq-USP, com coordenação do pesquisador Iran José Oliveira da Silva.
O objetivo do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos é demonstrar toda esta força e esforço contínuo no campo, premiando não só as cooperativas em si, mas todas as pessoas que fazem parte desta realidade produtiva e econômica, contemplando todos os elos desta cadeia, desde a produção até a distribuição do produto final. Este é o terceiro ano que o Quem é Quem premia, com onze categorias, todo o processo produtivo, responsável por interligar todos estes elos.
Em 2020, a Lar atingiu um faturamento recorde de R$ 10,78 bilhões, com crescimento de 20,5% em sua avicultura e o recebimento de 4,8 milhões de toneladas de grãos. Ao todo, a Lar possui 11.762 associados e 20.500 colaboradores, sendo a cooperativa singular que mais emprega no país. Recentemente, anunciou um programa de investimentos de R$ 2,4 bilhões em sua produção de suínos e aves até o ano de 2024. Com isso, a cooperativa espera atingir 2,2 milhões de aves de recria e o montante de 1,1 milhão de aves abatidas por dia. Hoje, a Lar responde por 5% do PIB Agropecuário do Paraná, tendo em sua estrutura 54 unidades de recebimento de grãos, quatro plantas frigoríficas e exportações para 80 países.
CONHECENDO OS VENCEDORES
A cerimônia de premiação acontece no dia 13 de abril dentro da plataforma digital da AveSui América Latina Online 24H/7D. Para acessar, basta fazer o credenciamento antecipado para o evento. O acesso ao espaço de feira é gratuito.