Por Isabella Cristina de Castro Lippi, Henrique Biasotto Morais, Agnês Markiy Odakura, Fabiana Ribeiro Caldara, Larissa Braganholo Vargas, Augusto Bevilacqua, Daniela Ferreira de Brito Mandú – FCA/UFGD
Sob o ponto de vista prático, o bem-estar positivo pode ser obtido através da disposição dos animais em um ambiente adequado para sua criação, permitindo a expressão de comportamentos e aspectos naturais. Nesse sentido é possível citar a adoção de fatores que auxiliam na amenização do estresse, como o enriquecimento ambiental, que pode ser categorizado em social, ocupacional, sensorial, nutricional e físico (Ito, 2018).
Alguns dos benefícios advindos do enriquecimento ambiental que podemos citar são: redução de fatores estressantes e distúrbios comportamentais, diminuição de intervenções clínicas, queda da mortalidade e o aumento de taxas reprodutivas (Carlstead & Shepherdson, 2000).
Resultados de de Jonge et al. (2008) mostram que leitões expostos à música antes do desmame aumentaram os episódios de brincadeira na fase de creche e reduziram comportamentos agressivos.
Leia o conteúdo completo na edição 295 de Suinocultura Industrial