Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Com US $ 39 milhões, Governo Australiano apoia seis projetos de captura de carbono

A captura de carbono vem sendo testada há anos, mas está ganhando impulso à medida que a Agência Internacional de Energia e outros consideram isso essencial para ajudar o mundo a atingir zero emissões líquidas até 2050

Com US $ 39 milhões, Governo Australiano apoia seis projetos de captura de carbono

O governo australiano escolheu seis projetos de captura, uso e armazenamento de carbono na segunda-feira para receber um total de A $ 50 milhões ($ 39 milhões) em fundos, pois visa acelerar o desenvolvimento da tecnologia para cortar emissões.

A captura de carbono vem sendo testada há anos, mas está ganhando impulso à medida que a Agência Internacional de Energia e outros consideram isso essencial para ajudar o mundo a atingir zero emissões líquidas até 2050.

Os produtores de gás da Austrália vêem a captura e armazenamento de carbono (CCS) como uma forma de manter o gás na mistura em meio à transição para uma energia mais limpa, potencialmente ligando os créditos de carbono do CCS às suas exportações de gás e usando gás para produzir hidrogênio, com o carbono liberado processo capturado e armazenado.

O governo conservador fez dela uma área prioritária para investimentos em tecnologia. Canberra recebeu inscrições para apoiar A $ 1,2 bilhão em investimentos em projetos de CCS, disse o ministro da Energia, Angus Taylor.

O segundo produtor independente de gás da Austrália, Santos Ltd (STO.AX) e seu parceiro Beach Energy (BPT.AX) ganharam A $ 15 milhões por seu projeto Moomba CCS de A $ 210 milhões, que inicialmente armazenará 1,7 milhão de toneladas de dióxido de carbono por ano em campos de petróleo e gás esgotados na Bacia de Cooper, no sul da Austrália.

Santos espera tomar uma decisão final de investimento no projeto ainda este ano, depois que o governo definir uma metodologia para projetos de CCS para geração de créditos de carbono, que a empresa disse ser “essencial para fazer o projeto empilhar economicamente”.

A Glencore plc (GLEN.L) ganhou até A $ 5 milhões para o projeto CTSCo de A $ 210 milhões, que planeja capturar as emissões de carbono em uma usina a carvão e armazená-la no subsolo na Bacia de Surat, em Queensland.

Se for provado que é seguro e sustentável, a Bacia do Surat poderia conter volumes “consideráveis” de CO2 e armazenar emissões de uma série de indústrias, disse um porta-voz da Glencore. Três dos projetos planejam demonstrar a captura e o uso de dióxido de carbono na fabricação de materiais de construção como concreto, alvenaria e gesso cartonado.