A causa do alto nível dos preços da carne de frango não está nos produtores, mas nos comerciantes, disse o presidente da Confederação Nacional dos Produtores Agropecuários, Wilfredo Cabrera.
Ele também expressou que a partir do próximo mês haverá frango suficiente para atender à demanda, que aumentou em mais de um milhão com a migração dos consumidores de outras carnes.
“Entendemos que a partir do próximo mês não faltará mais frango porque os preços das empresas organizadas estavam em 42 pesos e de outros pequenos e grandes produtores de fazendas, que os vendiam a cerca de 46 e 48 pesos o quilo”, disse Cabrera, e acrescentou que isso trouxe um desequilíbrio no preço final do frango.
Importação
Em setembro, foram importados mais de 100 caminhões de frangos, cada um com cerca de 15 mil frangos, o equivalente a mais de dez milhões de dólares.
Segundo Cabrera, na República Dominicana tem aumentado o número de ovos férteis existentes, devido ao fato de as galinhas criadoras pesadas terem partido por mais tempo do que o normal, o que ele entende ter contribuído para garantir a demanda que têm pela alta. aumento da febre suína africana.