Evento ocorreu nesta semana, durante evento na sede da matriz da Aurora Alimentos, em Chapecó (SC). Além dos certificados, os produtores receberam um valor em dinheiro.
A entrega da premiação foi realizada pelo presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária e vice-presidente Marcos Zordan, pelo secretário do Conselho de Administração Romeo Bet e pelo gerente de avicultura Luis Carlos Farias. Também estiveram presentes os presidentes das cooperativas filiadas ao Sistema Aurora, familiares dos cooperados, técnicos de campo, gerentes e empregados da cooperativa.
Entre os empresários rurais que bateram excelentes resultados de produção e eficiência esteve o associado à Cooper Alfa, Dimas Angelo Piovezan, que conquistou o recorde máximo até o momento com índice de eficiência de 588. Foram 12.227 frangos machos com peso médio de 3.433kg e conversão alimentar de 1.422 entregues no Frigorífico Aurora Xaxim, no dia 12 de agosto.
Outro produtor que obteve destaque foi o associado à Copérdia, Darlei Ribeiro, de Aratiba, que entregou o lote de 34.765 frangos no frigorífico Erechim (FAER I), no dia 28 de janeiro. Com peso médio das fêmeas de 3.018kg e conversão média de 1.503, ele atingiu o índice de eficiência de 479.
O associado à Cooperalfa, Django Demartini, alcançou 493 pontos no índice de eficiência em um lote misto de 21.577 frangos, entregues no frigorífico Aurora de Quilombo. O peso médio foi de 3.301kg e conversão alimentar 1.541.
Jurandir Ambrósio, de Aratiba, associado à Cooperalfa, foi mais um produtor que comemorou o reconhecimento. Ele entregou o lote de machos com 12.970 frangos no Frigorífico Aurora Erechim I, no dia 30 de abril com conversão alimentar de 1.432. O peso médio foi de 2.864kg e o índice de eficiência atingiu 521.
As mulheres também estiveram representadas no evento pela conquista de recordes de produção e eficiência. A produtora Marinez de Fátima Camargo Noetzold, associada à Cooper A1, entregou no dia 5 de maio, no Frigorífico Aurora Maravilha, um lote de machos com 6.024 frangos. O peso médio foi de 3.472, a conversão alimentar atingiu 1.453 e o índice de eficiência foi de 563.
O produtor Davi José Ghisleri, associado à Auriverde, também esteve entre os premiados. Ele entregou um lote de frangos machos no Frigorifico Aurora de Maravilha, no dia 24 de maio, com conversão alimentar de 1.441 e peso médio 3.443kg. Seu lote alcançou 12.970 frangos machos com índice de eficiência de 581.
Também conquistou o recorde de produtividade e eficiência o associado à Cooper Alfa, Dirceu Rampi, que entregou no dia 6 de julho, no Frigorífico Aurora Erechim I, um lote de fêmeas com 30.276 frangos, alcançando conversão alimentar 1.499, peso médio 3.168kg e o índice de eficiência foi de 489 pontos.
Expressão
O vice-presidente Zordan enfatizou a importância do reconhecimento aos empresários rurais que se destacam em produção e eficiência ao mencionar que quanto mais o produtor ganha, mais a Aurora também ganha, o que é fundamental para beneficiar toda a cadeia produtiva. “Obter os melhores resultados é possível com base na economia e na qualidade. Os números que acompanhamos aqui mostram que fazer bem feito realmente traz resultado. E foi isso que vocês, que representam a elite da avicultura, fizeram. Quero parabenizá-los e reforçar para que continuem investindo em qualidade. Esperamos nos encontrar aqui de novo recebendo o prêmio de melhores produtores”, destacou.
Para Zordan, os empresários rurais que se destacaram em produção e eficiência servem de exemplo aos demais. “Continuem seguindo o mesmo caminho na busca constante pela qualidade”.
O presidente Canton assinalou que o crescimento da Aurora é um atestado de competência dos empresários rurais porque muitas empresas se inviabilizam a partir do campo. “Digo isso para reconhecer a importância que tem o papel de começar bem a cadeia de produção. Vimos hoje o quanto pesa o fato de o produtor estar comprometido com a causa”, observou ao mencionar que a Aurora está investindo no crescimento da avicultura. “Estamos acreditando e buscando oferecer espaços novos para que o produtor cresça”.
Canton também falou sobre as projeções de expansão da Aurora nos próximos 10 anos, destacando que em 2025 a receita operacional bruta deve atingir R$ 25 bilhões. Para finalizar, parabenizou aos homenageados e incentivou para que continuem sendo inspiração aos demais produtores.