A Katayama Alimentos acaba de lançar nova linha de ovos desidratados, também conhecido como ovo em pó. O ovo pasteurizado ou processado vem conquistando cada vez mais espaço no meio gastronômico, facilitando o preparo de refeições, e também de produtos industrializados.
- A nova linha de ovos industrializados desidratados da Katayama Alimentos compreende três tipos de produtos:
Ovo integral pasteurizado desidratado: o mais procurado e utilizado em bolos, biscoitos, massas, pães, pães de queijo, doces, omeletes, tortas, panetones e em diversas outras receitas como substituto ao ovo in natura; - Clara de ovo pasteurizada desidratada: indicada para suspiros, mousses, recheios para chocolate, cobertura para bolos, torrones e em dietas hiperproteicas, em substituição à clara in natura; atua como agente aglutinante, ligante e clarificador de bebidas;
- Gema de ovo pasteurizada desidratada: utilizada em maioneses, molhos, bolos, biscoitos, sorvetes, panetones e em outras receitas em substituição à gema in natura; atua como agente ligante e emulsificante.
A Katayama Alimentos pode fornecer ainda produtos especiais com adição de enzimas, de acordo com as necessidades dos clientes. Os ovos desidratados estão disponíveis em embalagens de 500 gramas, 1 e 20 quilos e são destinados à indústria alimentícia e ao food service, a fim de proporcionar segurança alimentar, economia e produtividade.
Entre as vantagens do ovo desidratado está o peso reduzido, durabilidade estendida, facilidade de transporte e manuseio (em comparação aos ovos in natura) e o fato de não precisar de refrigeração para o seu armazenamento (como é o caso dos ovos líquidos), contribuindo para a economia de energia elétrica. Por ser fácil de levar a qualquer lugar, a versão seca do alimento também pode ser usada para suplementar com proteínas outros pratos e refeições no dia a dia. Outro benefício do produto é não colocar em risco o preparo de outras receitas, em função de um componente impróprio para consumo – o que pode acontecer com o ovo in-natura.
Segundo Camila Cuencas, gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, o ovo em pó pode ser utilizado como substituto do ovo in natura tranquilamente. “A diferença é que no ovo em pó, a água que estava presente no ovo com casca é extraída. Logo, para utilizá-lo novamente, é preciso acrescentar a água nas quantidades equivalentes. Pode ser utilizado para os mesmos pratos e receitas que utilizam o ovo in natura”.
O ovo integral pasteurizado desidratado é obtido através da quebra de ovos frescos, que depois são filtrados, resfriados, pasteurizados e desidratados. “Uma das vantagens da forma industrializada é garantir praticidade e higiene para quem serve e consome o produto. Por isso, é indicado também para estabelecimentos onde há dificuldades em receber produtos perecíveis, ao segmento de merenda escolar, cozinhas industriais, além do food service e indústrias alimentícias”, acrescenta Camila.
Vale destacar que o processo de fabricação da versão do alimento em pó é totalmente automático, inibindo qualquer tipo de contaminação. Desde a primeira etapa da produção, que transforma os ovos in natura em ovo líquido pasteurizado e posteriormente em ovo desidratado pasteurizado, os cuidados são rigorosos para garantir a inativação de bactérias e a segurança alimentar do produto final. O prazo de validade do ovo em pó é de um ano (sem perda das propriedades físicas, funcionais e nutricionais), a partir da data de fechamento das embalagens.