O ministro da Agricultura, Alimentação e Marinha da Irlanda, Barry Cowen TD, anunciou um regime de apoio financeiro único para os rebanhos de aves afetadas por um surto de influenza aviária de baixa patogenicidade este ano. Essa cepa específica da gripe aviária (subtipo H6N1) não tem implicações na segurança alimentar, mas afeta a produtividade do rebanho.
Vários plantéis foram afetados por uma cepa específica da influenza aviária (subtipo H6N1) desde fevereiro deste ano. O Departamento de Agricultura, Alimentação e Fuzileiros Navais não possui uma base legal para fornecer financiamento para o subtipo H6N1, pois não é um subtipo definido na legislação relevante da UE como requerendo intervenção
No entanto, foi instituído um regime de apoio financeiro único para prestar assistência aos proprietários de rebanhos com o custo de despovoamento de seus rebanhos. Essa assistência será fornecida pelo DAFM sob as regras de auxílios estatais de minimis da agricultura .
“Quero reconhecer que os proprietários de rebanhos em questão tomaram as medidas corretas para despovoar seus rebanhos para o bem maior do setor. À luz do significativo impacto econômico que isso teve sobre os negócios, tenho o prazer de poder fornecer alguma assistência para os custos de despovoamento em que eles sofreram ”, afirmou o ministro.
Os proprietários do rebanho afetado receberão detalhes do esquema, incluindo termos e condições nos próximos dias.
No futuro, o Departamento de Agricultura, Alimentos e Assuntos Marinhos também está envolvido com representantes do setor, com o objetivo de incentivar o setor a implementar medidas de gerenciamento de riscos para o futuro.