A JBS informou no fim da noite de ontem que assinou contratos para a antecipação de R$ 357,5 milhões com a cessão de recebíveis para o Banco Original, que também é controlado pela J&F — holding da família Batista.
Ao considerar apenas o efetivo custo das operações para a JBS – taxa de deságio aplicado sobre o valor total dos créditos cedidos – o montante das transações realizadas chegou a R$ 1,9 milhão. As transações foram firmadas entre 29 de setembro e 5 de outubro.
De acordo com o documento enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a responsabilidade pela cobrança dos títulos é da JBS, porém o risco de crédito é do Banco Original.
A informação sobre os contratos entre Banco Original e JBS precisa ser DIVULGADA ao mercado porque são entre partes relacionadas. “O Banco Original, seus administradores e/ou seus acionistas não participam ou têm qualquer influência sobre a tomada de decisões pela JBS acerca das transações etampouco participam da negociação das transações como representantes da JBS”, comunicou a empresa.