O Governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou na semana passada, após um encontro com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a abertura de um escritório comercial paulista na província de Shangai. A inauguração acontece em agosto de 2019 e a perspectiva é que o escritório facilite a promoção do comércio, investimentos e o intercâmbio em áreas diversas como educação, inovação e tecnologia.
Segundo Doria, os acordos de cooperação que serão assinados contemplam as seguintes áreas: agronegócios, tecnologia, infraestrutura, logística e transportes, saúde, desenvolvimento econômico, energia e turismo. “Levaremos também os programas de desestatização do Governo do Estado de São Paulo, que forem pertinentes para as áreas de ferrovias, rodovias, aeroportos, portos e programas de desenvolvimento agrícola”, disse o governador.
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanmig, se mostrou animado com a parceria e destacou a importância do Estado brasileiro no mercado mundial. “São Paulo desempenha um papel econômico e social importantes no mundo a fora”, afirmou Wanmig. De acordo com ele, mais produtos brasileiros agrícolas, como a soja, serão importados.
Este será o primeiro escritório comercial do Estado fora do país. A expectativa é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades chinesas. “Temos uma relação de confiança e de muita expectativa com nossos parceiros chineses, que estão entre os mais fortes do estado e com quem queremos fortalecer e ampliar relações econômicas, mas também institucionais, em múltiplos setores. Nossa missão é detectar oportunidades de investimentos e seguir no fortalecimento para aproximação do Estado de São Paulo e China”, afirmou o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson.