Um livro que reúne o conhecimento acumulado por mais de uma década pela Embrapa e sua rede de parceiros no desenvolvimento de práticas e processos da gestão e do tratamento de efluentes líquidos agropecuários com altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. Esta é a obra “Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato”, que será lançada na tarde do próximo dia 8 de maio, após o painel “Experiências em manejo de resíduos da produção animal” durante a sexta edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera), que acontece no Oceania Park Hotel em Florianópolis.
O livro trata da geração de biogás a partir de resíduos agropecuários até questões de adequação de qualidade. Também aborda estratégias para tratamento e aproveitamento agronômico do digestato proveniente de plantas de biogás que usam substratos das cadeias do agro. A edição técnica é do pesquisador Airton Kunz e do analista Ricardo Steinmetz, da Embrapa Suínos e Aves, e de André Cestonaro do Amaral, professor da Universidade do Contestado – Campus Concórdia.
A obra é resultado do projeto “Processo biotecnológico em sistemas de tratamento de efluentes na suinocultura”, que teve apoio financeiro do BNDES e editorial da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
O livro tem sinergia com atividades da Rede BiogásFert e ficará disponível para download gratuito no site da rede também a partir do dia 8 de maio.