As autoridades de agricultura da China reportaram um novo caso de Peste Suína Africana (PSA) no sul do país. De acordo com o anúncio o surto foi detectado em uma aldeia do distrito de Luchuan, na cidade de Yulin, e infectou e matou nove animais.
De acordo com o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China uma equipe foi enviada para a área e as autoridades locais já iniciaram uma resposta de emergência para bloquear, separar os suínos afetados e desinfetar o criadouro. O transporte de qualquer animal ou de produtos relacionados para fora ou para dentro da região foi proibido.
A China registrou mais de 120 surtos da doença em todas as suas províncias e regiões continentais, bem como na ilha de Hainan e em Hong Kong, desde que foi detectada pela primeira vez no país no início de agosto do ano passado.
Na semana passada o país admitiu falhas no controle da doença, os comentários da principal autoridade administrativa da China destacaram os graves desafios que o país enfrenta quando o surto altamente contagioso e mortal assola o maior rebanho de suínos do mundo.