O mercado de suínos dos EUA continua em um ano de montanha-russa com um declínio dramático nos preços futuros na semana passada. Tem sido um ano caótico com altos e baixos dramáticos. É estressante. É desconcertante e não necessariamente lógico o caos que vem acontecendo. Por exemplo, os contratos futuros de suínos em agosto fecharam na sexta-feira em 76.27, mas o preço nacional de 53-54% em 1º de agosto foi de 83,69 ¢ lb. De notar há um ano 53-54% de suínos foram 67,21 ¢ lb (US $ 30 por cabeça), nos quais cortes de carne suína e preços à vista refletem o mercado de oferta-demanda. Os preços futuros não tanto. Como meu falecido amigo Doug Maus costumava dizer “Chicago é Las Vegas sem regras”.
Os cortes de carne suína do USDA fecharam na sexta-feira em US $ 86,64.
Os futuros de carne suína foram atingidos na semana passada, como a maior parte do mercado de ações dos EUA, pelo anúncio de novas tarifas sobre a China que poderiam começar em 1º de setembro. No setor de suínos, a capacidade de enviar carne de porco para a China é a grande questão que paira sobre o mercado. Os EUA já estão enfrentando uma tarifa de quase 70% sobre a carne suína.
Rabobank
Na semana passada, o Rabobank, o maior credor agrícola do mundo, divulgou um relatório estimando que já 40% do rebanho de suínos da China foi perdido devido a questões relacionadas com a ASF.
O Rabobank estima que o rebanho da China possa chegar a metade até o final de 2019.
Rabobank especula que rebanho da China pode levar 5 anos para se recuperar.
Os números do Rabobank estão alinhados com o que temos relatado. A produção de suínos e suínos da China continuará a cair nos próximos 12 meses. Os preços do porco da China continuarão aumentando. O grande som de sucção que vamos ouvir é a carne de porco e outras carnes sendo enviadas para a China de todo o mundo. A verdadeira questão é quanto dos EUA-Canadá? Custo de mercado e questões de acesso!
Outras observações
Muita conversa nos EUA sobre soja para a China. Quantos grãos de soja a China precisa se eles tiverem 200 a 300 milhões de suínos a menos para alimentar?
Milho mesmo 200 a 300 milhões de suínos a menos na China certamente reduzirão as necessidades de milho.
Na reunião do NPIC, um orador falou sobre o aplainamento do uso do etanol de milho. Que o impulso para veículos elétricos e híbridos vai bater duro demanda de etanol de milho. Nos fez pensar o que é o futuro do etanol de milho? Se não em veículos onde? Pode haver mudanças no jogo na próxima década.
Outro orador do NPIC também apontou que obter ASF na América do Norte não é um dado adquirido. A Febre Aftosa de boca e pés e a Febre Suína Clássica existem há muito tempo e foram evitadas.
Irracional
Richard Berman teve um excelente artigo no Washington Times na semana passada sobre Beyond Meat – ou seja, Beyond Burger contém quase o dobro de gordura e 50% menos proteína. Também é maior em sódio e calorias.
O que os investidores do Beyond Meat devem saber