A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou uma cartilha para a “Prevenção e Controle – Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA)”. Disponível apenas no site da ABCS, o livreto é didático e conta com diversas ilustrações para explicar as normas de biosseguridade vigentes no país.
Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a iniciativa ocorreu devido aos recentes casos de PSA na Ásia e Europa e também por conta dos casos pontuais de PSC no Ceará e no Piauí. “É essencial que medidas preventivas sejam prioritárias na cadeia suinícola nacional. Nós precisamos fazer nosso dever de casa e o material está disponível para todos”, destaca Lopes.
A cartilha é uma das maneiras de auxiliar os profissionais da suinocultura sobre os perigos que existem e as medidas de prevenção que devem adotar como padrão no dia a dia das granjas. Dividido por doença (PSA e PSC), o material traz os seguintes temas: políticas de biosseguridade; como evitar a transmissão; prevenção e controle; medidas a serem tomadas no foco e por último algumas medidas realizadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para prevenir a entrada dos vírus.
O material pode ser conferido aqui.