Vinte avicultores do município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, serão beneficiados com um projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), em parceria com o Sebrae. Com investimento de R$ 166 mil, os produtores vão receber formação e instrução com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e de valor da avicultura, entregando ovos que sigam as normas vigentes para a comercialização.
A região foi escolhida para receber o projeto por já existir uma demanda. “O Sebrae ouviu os produtores e fez um diagnóstico preliminar e daí foi elaborado o projeto voltado para eles, com as demandas deles. Além do curso de capacitação, a proposta envolve toda a parte técnica de consultoria e gestão e a parte orçamentária”, afirma Álvaro França, gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper. Ele explica que a ideia é que, ao final, os avicultores estejam mais organizados nos pontos de vista técnicos de gestão. “Também esperamos que eles consigam formalizar uma cooperativa, causando uma melhoria significativa nos processos de produção e comercialização, conseguindo alcançar um preço melhor de venda”, acrescenta. Se o propósito de abrir a Cooperativa dos Avicultores de Postura de São Bento do Una for alcançada, ele acredita que os avicultores ficarão mais fortalecidos para a venda do produto e a compra dos insumos, agregando valor ao produto.
As ações propostas prometem impulsionar as vendas do ovo com as devidas adequações, atendendo às exigências legais para comercialização no mercado local, regional e nacional. Do orçamento total, a AD Diper vai investir R$ 49,9 mil, enquanto o Sebrae vai desembolsar o valor restante.
O projeto foi lançado na quinta-feira (5) e já passou a vigorar, com previsão de conclusão no final do ano. “Os avicultores beneficiados já vão participar da primeira missão. Eles irão para a Festa do Ovo de Bastos, uma cidade de São Paulo, na próxima semana. Eles já vão começar os estudos”, aponta o gerente da AD Diper.