A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) irá realizar em novembro uma missão de prospecção de negócios à China. A iniciativa será liderada pela diretoria da OCB e pretende promover os produtos agropecuários exportados pelas cooperativas ao mercado chinês. Outro objetivo é a identificação de cooperativas chinesas para possíveis parcerias comerciais com o Brasil.
Serão disponibilizadas 20 vagas pela OCB, que custeará as despesas de tradução simultânea e transporte terrestre em Pequim e em Xangai. Já o custo de deslocamentos aéreos até a China e dentro do país, bem como acomodação e outras despesas de viagem, serão por conta dos representantes das cooperativas selecionadas.
O roteiro da delegação incluirá encontros em Pequim e Xangai. Na capital chinesa, a comitiva se encontrará com cooperativas locais atuantes no comércio internacional, com representantes da Embaixada do Brasil e do escritório da Apex. Na embaixada, a comitiva se encontrará com importadores locais de diversos setores e terá a oportunidade de participar, ainda, de um almoço com produtos de cooperativas. Já em Xangai, o grupo se encontrará com as principais tradings com atuação no Brasil, além de participar do Pavilhão do Brasil na feira internacional China International Import Expo.
A China tem registrado, nos últimos anos, um crescimento de encher os olhos. Para se ter uma ideia, em 2017, o PIB chinês cresceu 6,9% e esse resultado colocou o país na segunda posição no ranking das economias mais fortes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil está atento a esse desempenho. Tanto que, no ano passado, a China foi o principal destino dos produtos brasileiros. As cooperativas agropecuárias, por exemplo, tiveram um resultado de mais de US$ 500 milhões, com exportações diretas.
Para participar da seleção, as cooperativas interessadas deverão procurar a unidade da OCB no seu estado de origem até o dia 31/8.