A avicultura de postura mundial e o Instituto Ovos Brasil celebram em outubro (7 a 12) a Semana do Ovo. No mesmo período, acontece também em vários países do mundo o movimento Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Aproveitando a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção do tipo de câncer mais comum nas mulheres de forma geral, o IOB firmou neste ano uma parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), que funciona no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, ES.
O material promocional produzido pelo Instituto Ovos Brasil para a Semana do Ovo 2018 será enviado e distribuído pela AFECC, que organiza também uma corrida no mês de outubro (em 21/10). A entidade, fundada em 1952, é a responsável pela construção do Hospital Santa Rita e referência para o tratamento oncológico no Espírito Santo.
Ricardo Santin, Presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil afirma: “Através desta importante união de forças, o ovo prova mais uma vez o seu grande valor nutricional”. Como atesta a nutricionista Lúcia Endriukaite, a gema do ovo, que contém luteína e zeaxantina, pode colaborar com a redução do câncer de mama.
“Além destes dois nutrientes, o ovo é também uma fonte de proteína, de fácil preparo, saboroso, contribui para o consumo de alimentos menos industrializados e pode colaborar com o aumento dos carotenoides dentro de uma alimentação equilibrada”, diz Lúcia.