A multinacional de alimentos BRF estima sinergias de até US$ 180 milhões com investimentos na produtora de carne de aves Banvit, que marca a entrada da empresa na Turquia, afirmou o presidente-executivo da companhia, Pedro Faria, em teleconferência com analistas nesta terça-feira.
Anunciada na segunda-feira, a aquisição da Banvit pela BRF será realizada por meio de uma joint venture formada entre a companhia brasileira e o fundo soberano do Catar (Qatar Investment Authority – QIA), que terão 60% e 40% da participação societária, respectivamente.
“O envolvimento da QIA como parceiro estratégico cria uma oportunidade de financiamento muito interessante para a BRF”, disse Faria, referindo-se a aquisições potenciais e oportunidades de crescimento orgânico.
A Banvit representará cerca de 25% das vendas da OneFoods, de acordo com a BRF. O investimento dará para a OneFoods uma participação de aproximadamente 40% do mercado no Oriente Médio, disse Faria.
Os ativos da companhia serão incorporados à OneFoods, subsidiária da empresa dedicada ao mercado halal. Trata-se do primeiro passo para acelerar o crescimento da subsidiária, que começou a operar neste mês, e fortalecer a presença da BRF no mercado muçulmano.
O fundo do Catar concordou em potencialmente migrar sua participação na Banvit para OneFoods no caso de uma oferta pública inicial de ações desta última, de acordo com a BRF.
Na semana passada, foi noticiado que a BRF está se preparando para tentar levantar cerca de US$ 1,5 bilhão com a venda de fatia de 20% da OneFoods, por meio de IPO em Londres. A empresa disse que nenhuma decisão foi tomada.
O Credit Suisse avaliou como positivo o investimento na Banvit na Turquia, já que a joint venture deve fortalecer consideravelmente a posição da BRF no mercado halal e em um país que parece ter espaço para crescimento razoável neste segmento, conforme nota a clientes.
A BRF avalia que pode alcançar margem Ebitda da ordem de 20% nas operações da Banvit, uma vez que já registra tal patamar nas operações de distribuição própria da OneFoods no mercado halal, segundo afirmaram executivos na teleconferência.
As ações da BRF subiam mais de 1% por volta das 11:50 na Bolsa de Valores de São Paulo, enquanto o Ibovespa tinha acréscimo de 1%.