As contribuições do movimento cooperativista para as três reformas prioritárias do governo federal (previdenciária, trabalhista e tributária) foram discutidas na primeira reunião de 2017 da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), com representantes da Diretoria da OCB. A reunião ocorreu hoje de manhã, em Brasília, e também tratou de assuntos como o PLP 100/2011, Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas e o plano de segurança de instituições financeiras.
Sobre as reformas, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que o cooperativismo está atento à situação político-econômica do país e que estamos preparados para contribuir com subsídios sobre os impactos das reformas para todos os setores do cooperativismo.
Após ouvir a apresentação do presidente Márcio Freitas, a Frencoop designou parlamentares para a função de porta-vozes do cooperativismo nas comissões que debatem cada tema, com objetivo de defender as especificidades do movimento cooperativista brasileiro em cada fórum. Confira abaixo as designações:
Reforma da previdência:
Lelo Coimbra (ES)
Alceu Moreira (RS)
Reforma tributária:
Osmar Serraglio (PR)
Luiz Carlos Hauly (PR) – relator da Comissão Especial que trata da reforma tributária
Reforma trabalhista:
Valdir Colatto (SC)
Domingos Sávio (MG)
Diretores:
A reunião contou com a participação de todos os diretores da OCB, representando as cinco regiões do país.