O gerente regional de marketing de nutrição animal para a América Latina, Dino Garcez, falará sobre “O uso de eubióticos para manutenção da saúde intestinal de frangos de corte” em 26 de abril, em uma palestra do Painel de Saúde Intestinal do Seminário Técnico da AveSui. Trata-se de um dos principais eventos do calendário latino-americano da cadeia produtiva de aves e suínos, cuja edição deste ano está programada para ocorrer de 25 a 27 de abril, em Florianópolis (SC).
Garcez explica que os “eubióticos” são utilizados como uma solução natural (substâncias idênticas às encontradas na natureza, como os probióticos, óleos essenciais e enzimas) para substituir os antibióticos melhoradores de desempenho na produção animal, que estão cada vez mais restritos em alguns dos principais mercados consumidores do mundo.
“Os eubióticos não substituem o uso de antibióticos terapêuticos, que é para o tratamento de doenças e devem ser utilizados com critério e mediante prescrição veterinária, mas substituem os chamados ‘melhoradores de desempenho’, mantendo a mesma eficiência, mas sem os efeitos adversos adversos, como o risco de desenvolvimento de resistência bacteriana e de deixar resíduos na carne”, conta o especialista, ao falar sobre os benefícios dos eubióticos e do uso racional de antibióticos na produção de suínos e aves. “Os efeitos dos eubióticos são benéficos para a saúde intestinal dos animais, contribuindo para o bem-estar e para o aumento do desempenho produtivo”, completa.