Em meio à tentativa do Brasil de reverter o embargo temporário dos americanos da carne bovina in natura brasileira, o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, aproveitou as reuniões com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para também pedir que Brasília abra o mercado para a carne suína dos EUA e autorize a ampliação das exportações de trigo americano. A notícia foi dada pelo próprio Maggi em sua página no Facebook.
A abertura do Brasil para a carne suína americana é uma demanda antiga de Washington, que se intensificou no ano passado, assim que os Estados Unidos abriram seu comércio para a carne bovina in natura do Brasil. Desde então, os americanos vêm procurando reforçar o pleito nas mesas de negociação com o governo brasileiro.
Ao fim da reunião de ontem, ficou acertado que o Ministério da Agricultura e o USDA orientarão suas equipes de agora em diante para a busca de mais oportunidades bilaterais. Também já foi agendada uma missão de promoção comercial do USDA ao Brasil para o próximo mês de setembro, e uma reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) entre os dois países deve ocorrer no Brasil ainda este ano em data a ser definida.
Maggi também usou a rede social para lembrar que nesta terça-feira continuam as conversas entre autoridades dos dois países, desta vez em nível técnico, para definir um cronograma de exigências que o Brasil deve cumprir para retomar as exportações da carne bovina in natura aos Estados Unidos.