As chuvas têm beneficiado as lavouras de soja e milho do Rio Grande do Sul, segundo a Emater. A área cultivada com a leguminosa está nas fases de desenvolvimento vegetativo e floração, com bom stand.
“A cultura do milho também foi beneficiada com o retorno da umidade no solo, em razão das precipitações do último final de semana, recuperando-se assim dos sintomas de déficit hídrico”, disse a Emater em relatório sobre os grãos, divulgado nesta quinta-feira, (28/12). “Mesmo assim, é inevitável a diminuição no potencial produtivo de áreas implantadas no final de setembro. A cultura (milho) encontra-se majoritariamente nas fases de floração, enchimento dos grãos, maturação e iniciando a colheita.”
Em relação ao arroz, a empresa informa que produtores finalizaram o plantio na Zona Sul e foi intensificada a semeadura das lavouras na Campanha e Fronteira Oeste. “Resta apenas menos de 2% da área a ser finalizada.”
A fase predominante é de desenvolvimento vegetativo. “As noites mais frias têm segurado o desenvolvimento vegetativo normal do cultivo, ocasionando stands de lavouras desuniformes. Algumas áreas precisam ser irrigadas para que ocorra a germinação”, disse a Emater