De acordo com os dados semanais do Cepea, as exportações brasileiras de ovos voltaram a recuar em outubro, elevando a oferta do produto no mercado interno e diminuindo 0,4% o valor das caixas de ovos.
Segundo os dados do mês passado, o Brasil exportou 9.632 caixas de 30 dúzias de ovos in natura, volume 18,4% menor que o embarcado em setembro (11.816 caixas), conforme a Secex. Além disso, segundo os pesquisadores, a demanda interna por ovos está enfraquecida, nem mesmo o pagamento dos salários nesta semana foi suficiente para alavancar o consumo do produto.
Nesse cenário, as negociações estão lentas e os preços, em queda no Brasil. Segundo produtores consultados pelo Cepea, o escoamento do produto tem, inclusive, dependido de promoções.
Entre 1 e 9 de novembro, o preço médio do ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, recuou 0,4%, com a caixa de 30 dúzias negociada a R$ 77,54 nessa quinta-feira, (09/11). Para retirada em Bastos (SP), as cotações diminuíram 1% no período, para R$ 71,72/cx nessa quinta.