A Kemin abriu as portas da sua sede em Indaiatuba em São Paulo nesta terça feira (24/10) para o lançamento do Programa MillSMART™. O foco do programa, segundo a empresa, é a melhoria da eficácia, segurança e rentabilidade das operações das fábricas de rações.
MillSMART™ é um programa mundial da Kemin que reúne as competências em engenharia, produtos e serviços para apoiar as fábricas de ração em “SUPERAR” as barreiras à produtividade. O programa abrange 7 benefícios principais, sendo:
S– Shelf life à Aumento de vida de prateleira das rações
U – Umidade à Reposição de umidade perdida durante processo de produção/armazenamento
P – PDI à Aumento da durabilidade dos pellets, menor produção de finos
E – Energia Elétrica à Redução do uso de energia elétrica das máquinas
R – Rentabilidade à Menos capital imobilizado em máquinas
AR – Aumento de Rendimento à Aumento de rendimento das máquinas
O programa
O programa, já lançado em 20 países, pode ser definido, segundo a Kemin, como uma associação entre recursos humanos, máquinas, produtos e serviços. Nele são alocados mais de 100 engenheiros responsáveis pela construção das máquinas inteligentes denominadas Smartboxes. Dentro das fábricas, elas são capazes de identificar as características dos insumos utilizados para produção de uma ração específica e adaptar o processo de produção conforme as características dos insumos.
“As máquinas são capazes de calcular automaticamente as correções necessárias para garantir uniformidade do processo e reduzir perdas. Elas também adicionam aos insumos utilizados nas rações, produtos específicos que promovem aumento de shelflife, rendimento das máquinas e durabilidade dos pellets, além de reduzir o uso de energia elétrica, perdas de inventário e contaminação por bactérias.”, destaca Maurício Silva, Supervisor do Departamento de Aplicação de Produtos.
Os engenheiros de produção ainda podem se beneficiar da tecnologia de monitoramento on-line que permite a equipe de engenheiros da Kemin calibrar os equipamentos remotamente visando o rápido atendimento. A empresa investiu na criação de um Departamento de Aplicação de Produtos, que oferece aos clientes monitoramento personalizado, instalação, configuração do sistema, planos de manutenção e treinamento operacional.
“O processo de produção de ração envolve mais de 15 etapas diferentes, cada um afeta uma pequena parte do resultado final. As máquinas inteligentes nas fábricas de ração são capazes de identificar estas variáveis e equalizar diferenças ocasionadas pela variabilidade dos insumos”, reforça Fernanda Andrade, Gerente Técnica de Líquidos da Kemin.
O programa ainda conta com serviços laboratoriais que recentemente receberam o aporte de R$1 milhão, alocados na construção das novas instalações do Customer Lab Service. Os serviços prestados pelo laboratório vão desde testes de prazo de validade, sensorial, químicos até testes microbiológicos. “O CLS testará os produtos dos clientes para garantir estabilidade e qualidade, e garantir que eles estejam recebendo o valor máximo dos produtos Kemin”, destaca Raquel Falcade, Gerente de Qualidade Kemin.