Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

XVIII Congresso Abraves atinge mais de 500 inscritos

Momento de retomada da suinocultura impulsiona procura pelo evento que deve reunir cerca de um mil participantes de 17 a 19 de outubro, em Goiânia

XVIII Congresso Abraves atinge mais de 500 inscritos

AgostoA dois meses do evento, o XVIII Congresso Abraves superou a marca de 500 inscritos confirmados. O atual momento de retomada da suinocultura, não apenas em relação ao preço do suíno pago ao produtor, como também os recentes anúncios de novos investimentos de empresas do setor impulsionaram a procura por inscrições e cotas de patrocínio, acredita o médico veterinário e membro da comissão organizadora do evento, Carmos Triacca. “A procura pelo evento já vinha crescendo nos últimos meses e tivemos um aumento significativo agora, em agosto”.

Consolidado pelo elevado nível técnico das palestras e palestrantes, o evento vai reunir alguns dos mais renomados pesquisadores da suinocultura mundial e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva para debater o futuro da atividade, bem como os principais desafios e oportunidades do segmento nos próximos anos. O objetivo é promover um encontro entre a academia e os profissionais que trabalham no dia a dia do campo para uma troca de informações e antecipar tendências e necessidades de cada lado, afirma Triacca. 

Para esta edição, a expectativa dos organizadores é que o evento siga a linha de retomada do espírito abraveano, que levou ao sucesso das edições anteriores com maior união e integração entre seus associados. Com uma projeção de cerca de 1 000 participantes, o público deve reunir médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores, empresários, produtores independentes, profissionais da agroindústria e representantes das mais importantes empresas da cadeia produtiva. Outras informações sobre o XVIII Congresso Abraves, que vai acontecer de 17 a 19 de outubro, em Goiânia, Goiás, estão disponíveis no site do evento (www.abraves2017.com.br), através do telefone (62) 3241.3939 ou do e-mail [email protected].

Programação

Entre os temas dessa edição estão o bem-estar animal – abordando além da gestação coletiva, saúde intestinal –  discutindo conceitos de nutrição que interferem na saúde intestinal do animal e consequentemente em seu desempenho produtivo, uso de prebióticos e probióticos, uso de antimicrobianos e as alternativas para sua redução, e enfermidades emergentes e reemergentes.

A coordenadora da Comissão Científica e professora da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lívia Mendonça Pascoal, explica quais foram os critérios adotados na seleção dos temas escolhidos. “Os temas selecionados para compor a programação científica do evento tratam de assuntos relevantes que estão sendo discutidos no Brasil e no mundo por serem de grande importância para a suinocultura atual e tendências para os próximos anos”.

Um Painel sobre Bem-Estar Animal abre a programação na terça feira, dia 17 de outubro, vai debater resultados científicos de trabalhos brasileiros em gestação coletiva e individual, as principais diferenças de manejo em diferentes sistemas de gestação coletiva e a experiência brasileira na implantação da gestação coletiva: relatando o sucesso daqueles que já estão utilizando o sistema.

Na sequência, serão debatidas Boas práticas no manejo geral do leitão e vai abordar formas de evitar a castração, enriquecimento ambiental para suínos e o que é necessário no manejo com recém-nascidos.  O conforto e desempenho em ambiência e climatização e os mecanismos de termorregulação, comportamentos e necessidades térmicas dos suínos e alternativas de climatização para granjas brasileiras dão continuidade. O impacto produtivo e econômico da climatização de granjas e cases de sucesso também são tema da mesa redonda ao final.

O segundo Painel, que será simultâneo ao de Bem-estar, vai destacar saúde intestinal e um profundo estudo para entender a fisiologia e imunologia intestinal como base para a eficiência alimentar. Logo depois haverá uma apresentação sobre nutrição como ferramenta na modulação da saúde intestinal e fatores anti-nutricionais que podem influenciar negativamente o desempenho dos animais: inimigos ocultos. O painel encerra com perguntas e debates entre palestrantes e congressistas.

O evento vai discutir doenças entéricas e como análises laboratoriais podem contribuir com ações no campo, além do papel de produtos como probióticos, prebióticos e acidificantes na prevenção e controle dessas enfermidades entéricas. Os debates também vão tratar da situação atual e perspectivas do uso de aditivos promotores de crescimento mostrando a visão da agroindústria e do MAPA sobre o tema.

O painel encerra com uma abordagem sobre a situação atual e perspectivas do uso de aditivos promotores de crescimento na visão do MAPA. Esta programação foi elaborada com palestras que permitam aos profissionais receberem e discutirem informações para serem aplicadas no campo de forma imediata auxiliando na tomada de decisão do dia-a-dia, declarou a coordenadora e professora da UFG, Lívia Pascoal.

Palestras Magistrais: aprofundando os debates

Na quarta-feira, dia 18 de outubro, as Palestras Magistrais vão destacar o uso de antimicrobianos na suinocultura em cenário de restrições e novas abordagens terapêuticas observando os cenários nacional e internacional. Os debates vão tratar ainda dos antimicrobianos como ferramentas para erradicação de patógenos em granjas suínas e a influência dos sistemas de produção na redução de desafios sanitários. A primeira manhã encerra com uma palestra sobre “Estratégias nutricionais no auxílio da redução do uso de antimicrobianos – Case EMBRAPA”.

Dentro do tema Sanidade, o foco serão as doenças emergentes e reemergentes que vai falar sobre “Salmonella cholerasuis: um novo desafio para a suinocultura brasileira”, “Situação atual da circovirose no Brasil” e “Dinâmica de infecção das doenças respiratórias após a entrada da Influenza no Brasil”. Na sequência, será abordada a “Utilização de amostras populacionais para monitoramento sanitário e diagnóstico precoce de enfermidades” e “Programas vacinais: falhas nas estratégias e nos procedimentos”.

Entre os temas magistrais será debatido ainda Gestão, Manejo e Bem-Estar com palestras sobre “Gestão da qualidade dos insumos correlacionada com a lucratividade na suinocultura”, “Ambiência: novas tecnologias agregando ganho em todas as fases de produção” e “Indicadores de BEA”.  O tema “Fertirrigação de dejeto suíno: novos conceitos, desafios e oportunidades” encerra a grade antes do espaço para perguntas e debates.

Fechando a programação

Na quinta-feira, dia 19 de outubro, as palestras iniciam com debates sobre perspectivas macro, com temas como “Brasil frente ao cenário internacional de doenças emergentes: Como nos protegemos? Quais as oportunidades?”; “Gestão da produção baseada em modelagem matemática” e “Nutrição de precisão para suínos em fase de crescimento e terminação”. Na sequência, dentro da área de Nutrição, serão discutidos “Epigenética e nutrição: preparando a nutrição da matriz com vistas a melhorar o desempenho da sua prole”; “Matriz nutricional de enzimas exógenas: uma nova abordagem”, além de “Prevalência das micotoxinas no Brasil e impacto sobre a produção” e “Influência da nutrição na imunidade e saúde do leitão de creche”.

O tema Reprodução e Genética encerram o XVIII Congresso Abraves com palestras sobre “Taxa de descarte, mortalidade de matrizes e melhoramento Genético de linhas fêmeas: como as empresas de melhoramento genético estão pensando a fêmea do futuro”, “Estratégias nutricionais pós cobertura visando redução de leitões baixa viabilidade”, “Situação da IATF e genética líquida na Europa” e “Desafios para tornar a IATF acessível em larga escala no Brasil”.

 Apoio

O principal encontro da suinocultura no Brasil já tem o apoio das principais empresas do setor, como o patrocínio Ouro da MSD, o patrocínio Prata da Big Dutchman, Crystal Spring e De Heus, além do patrocínio Bronze das empresas Agroceres Multimix, APC, Biomin, Boehringer Ingelheim, Ceva, Evance, Farmabase, Huvepharma, InfoporcBrasil, NutriQuest TechnoFeed, Sauvet, Tecnomerc, TopGen, Vansil e Vetoquinol e como Outros Patrocinadores das empresas Bretanha, Choice Genetics, Kemin, M.Cassab, Nutriad e Zinpro.

O XVIII Congresso Abraves tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), CRMV-GO, Embrapa Suínos e Aves, Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e FUNDEPEC/GOIÁS. Entre as mídias parceiras de divulgação do evento, estão o jornal O Presente Rural, a revista Suinocultura Industrial, o site PorkWorld e a Revista Pork, o Portal Suino.com e o APP Pig1000.

Serviço:
XVIII Congresso Abraves
Data: de 17 a 19 de outubro de 2017
Local: Centro de Convenções de Goiânia, GO
Site: www.abraves2017.com.br
Telefone: (62) 3241.3939
E-mail: [email protected]