O ponto de vendas é um dos principais responsáveis pelas decisões de compra – especialmente quando se trata de alimentos. Atento à importância destes espaços no diálogo com o consumidor, o Instituto Ovos Brasil elege um dos principais representantes do segmento – as feiras livres – para expandir suas ações para aumentar o consumo do Ovo. Com o objetivo de orientar feirantes e levar informações relevantes diretamente aos frequentadores das feiras – donas de casa, profissionais de cozinha, estudantes, profissionais que trabalham na região, entre outros –, a instituição realizou no dia 3 de março uma ação na feira de Pinheiros, por onde passam em média mais de mil pessoas.
A exposição atraente com destaque ao produto e as informações que o cercam são sempre levados em consideração na decisão de compra. A ação atuou em duas frentes: junto ao feirante, para que este compreenda as ferramentas que pode usar em sua banca para informar o consumidor e recomendar o ovo: banners, folders informativos, gibis e livretos de receitas com ovos; e diretamente ao consumidor final, que teve acesso a todo esse material produzido pelo Instituto, auxiliando-a a entender os benefícios que este alimento proporciona em seu dia a dia.
“A comunicação no ponto de vendas é a ação que mais nos aproxima do consumidor. Hoje, com o tempo das pessoas cada vez mais curto, outras mídias perdem a atenção deste comprador e as informações que ele tem ao adquirir este alimento, seja nas gôndolas, seja na embalagem, seja pelo promotor de vendas – neste caso o próprio feirante – são determinantes para formar sua decisão de compra”, explica Ricardo Santin, presidente do conselho diretor do Instituto Ovos Brasil. “Com essa ação, criamos uma estratégia para que o ovo seja valorizado no momento da compra e aproveitamos para educar o consumidor quanto às reais propriedades nutricionais, desfazendo – com muita informação qualificada – qualquer mito que ainda possa permanecer em seu imaginário”, complementa o executivo. “Além disso, com a atuação direta da Rosangela, nossa funcionária, nestas ações, temos ainda oportunidade de coletar informações e entender melhor o consumidor final para aprimorar nossas iniciativas.”