De acordo com o diretor geral do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), Luiz Madi, se o Brasil aumentasse a quantidade de embarques de produtos com valor agregado, os chamados produtos industrializados, o país poderia ter um aumento na ordem de U$ 25 milhões de dólares na balança comercial. A declaração foi dada à TV Gessulli, durante o maior evento do agronegócio brasileiro, Global Agribunesiness Fórum (GAF).
Enfatizando a importância da segurança alimentar para os consumidores, Madi destacou dados de embarques importantes para o País. “Em 2015, o Brasil exportou 50 milhões/ton de produtos sendo 44 milhões com menor valor agregado e somente 6 milhões/ton com alto valor agregado”, diz. “O valor com baixo estou falando em U$ 600 dólares/ton e alto U$ 1.800 dólares/ ton”, enfatiza.
Segundo o especialista, se metade desses produtos fossem embarcados com maior valor agregado poderíamos somar um alto valor à economia. “Teríamos um aumento na balança na ordem de U$ 25 bilhões”, explica. “Nós o tempo todo falamos que o Brasil tem que ter produtos, precisa ser reconhecimento por vários tipos de produtos. Temos que ter produtos brasileiros no mercado internacional gerando emprego e renda aqui para nós”, entende.
Reportagem: Humberto Marques e Rodolfo Antunes
Texto: Fernanda Oliva