Entre os dias 8 e 12 de agosto ocorre a primeira Missão de Matchmaking organizada pela Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), Ação da União Europeia para promover a transição das pequenas e médias empresas (PMEs) às tecnologias de baixo carbono. Um total de 55 empreendimentos nacionais (38) e da Europa (17) irão trocar experiências de inovação e sustentabilidade ambiental, com ênfase no fechamento de negócios para o intercâmbio de tecnologias e acordos de cooperação para ampliar a eficiência energética em edificações.
O encontro será realizado em São Paulo, no L’Hotel (Alameda Campinas, 266), e terá visitas programadas dos empresários da missão à feira Greenbuilding Brasil 2016, na qual a LCBA terá um estande próprio (São Paulo Expo – rodovia dos Imigrantes, s/n).
A UE desenvolve pela primeira vez nas Américas um projeto com o foco em negócios para Pequenas e Medias Empresas. Na região, além do Brasil, um programa similar está em andamento no México. “O Brasil ocupa papel de protagonista nas discussões multilaterais sobre a mitigação da mudança global do clima. Também tem um mercado grande e reconhecida importância nas relações econômicas, sociais e políticas com a União Europeia”, diz Ricardo Esparta, Especialista Sênior em Tecnologias de Baixo Carbono da LCBA.
A primeira Missão contará com 17 empresas da Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Eslovênia, Espanha, Portugal, Hungria e Itália. Do Brasil, serão 38 PMEs com sedes distribuídas por todos os estados das regiões Sul e Sudeste do país, e também de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, da região Nordeste.
As companhias europeias selecionadas possuem soluções inovadoras na área de construções sustentáveis. Assim, a missão tem como objetivo principal gerar acordos de cooperação e parceria com as empresas brasileiras. Essas parcerias serão acompanhadas pela União Europeia durante a formulação dos projetos conjuntos e a apresentação das propostas de financiamento.
O programa de Missões de Matchmaking compreende oito encontros empresariais até o final de 2017, visando envolver PMEs das áreas de Atividades Florestais, Agricultura, Processos Industriais, Produção e Consumo de Energia, Biomassa, Gestão de Resíduos Sólidos e Aquicultura, além de Eficiência Energética em Edificações e na Indústria. A expectativa é que as oito Missões gerem até 80 acordos de cooperação bilateral.
A LCBA possui um Comitê Diretivo composto por importantes instituições nacionais públicas e privadas, tais como CNI, Sebrae, CNA, Febraban, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Meio Ambiente, assim como pelas Diretorias Gerais da Comissão Europeia – DG Growth e DG Clima. Esta rede institucional dá suporte ao trabalho de divulgação e identificação de empresas beneficiárias da Ação.
Sobre a ação
A iniciativa integra as políticas públicas e os compromissos da União Europeia para apoiar países com os quais mantém relações comerciais e diplomáticas no cumprimento das metas de combate às mudanças climáticas, firmadas na COP 21, que ocorreu em Paris em 2015. Os empresários interessados em participar das próximas Missões podem fazer o seu cadastro no site http://www.lowcarbonbrazil.com/