A cidade industrial de Curitiba (PR) está preparada para receber dois novos investimentos de empresas chinesas. Até o primeiro trimestre de 2017 deve entrar em operação uma indústria fabricante de equipamentos para ração animal e silos, assim como está em final de negociação a instalação de uma outra indústria chinesa com foco na produção de silos. “São empresas grandes, capitalizadas, com uma série de certificações internacionais, proprietárias de diversas patentes e que trarão maior desenvolvimento para o município e para o Brasil, de maneira geral”, comentou Clarice Zendron D. Tanaka, diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, também chamada Curitiba S.A., durante visita à feira Anutec 2016.
De acordo com a executiva, nos últimos três meses, a companhia recebeu a visita de diversos empresários chineses interessados em investir no município, instalando unidades no Brasil. Um dos motivos pela procura é a localização da chamada cidade industrial, próxima do aeroporto, principais rodoviárias e de fácil acesso para portos como o de Paranaguá, Antonina e Itajaí. “A mão de obra em Curitiba também é altamente qualificada, além de toda a qualidade de vida que oferece; no caso dos chineses, o município também é cidade-irmã de algumas cidades da China, o que tem facilitado esse intercâmbio”, comenta Clarice.
A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi criada em 1974. Hoje, estão instaladas no local cerca de oito mil empresas, sendo 1.713 indústrias, 3.712 comércios e 2.515 serviços. Estas empresas geram, formalmente, um valor aproximado de 28 mil empregos diretos e 79 mil empregos indiretos. A Curitiba S.A. atua garantindo toda a segurança jurídica para que uma empresa se instale no município, oferecendo toda a assessoria necessária para isso.