Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Ilender destaca uso de fosfomicina associada a frutose para melhorar resultado na suinocultura no IX SBSS

Em cenário de custos de produção elevados aliados a preços não remuneradores para os suínos, especialista defende programa sanitário para minimizar impacto das perdas na granja.

Ilender destaca uso de fosfomicina associada a frutose para melhorar resultado na suinocultura no IX SBSS

O atual cenário de custos de produção em patamares elevados e preços não remuneradores para os suínos impõe uma batalha a mais ao produtor. Considerando que a nutrição animal representa entre 70% e 80% dos custos na atividade, a integridade intestinal e absorção de nutrientes são estratégicos para assegurar o bom desempenho e produção, minimizando assim o impacto deste quadro na propriedade, especialmente falando de doenças ou agentes com atuação no trato gastrointestinal, já que se trata da via de entrada dos nutrientes para um melhor desenvolvimento dos animais, defende o zootecnista e Country Manager da Ilender no Brasil, Rogério Iuspa, que vai participar a partir de amanhã, dia 9 de agosto, do IX Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (IX SBSS), que vai acontecer até o dia 11, em Chapecó, SC.

Durante  encontro, a empresa vai destacar o uso de fosfomicina combinada com frutose no controle de infecções bacterianas. “Esta associação potencializa a ação do antibiótico, o que significa resultados mais rápidos. Desta maneira, o Fosbac representa hoje a fosfomicina na forma mais estável disponível para a suinocultura no mercado brasileiro. Outra vantagem é que além do tratamento, ela também pode ser usada de maneira preventiva”.   

 Redução da incidência bacteriana em carcaças durante o processo de abate, redução de mortalidade na granja e maior uniformidade de lotes são alguns dos benefícios ressaltados por Iuspa.

 O coordenador de território da Ilender nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Alessandro Anderson, destaca resultados de levantamentos sobre a eficácia do Fosbac no controle de salmonela sp. “Estudos recentes realizados com o Cedisa desafiaram provas de antibiograma para bactérias gram-positivas e gram-negativas isoladas neste laboratório. O índice de sensibilidade foi muito alto para todas, especialmente aos isolados de salmonella sp, chegando em 100% de sensibilidade para mais de 32 isolados”.

Programa Sanitário

Iuspa ressalta a importância a adoção de um programa sanitário preventivo neste momento para o produtor. “Um programa de prevenção de doenças infecciosas com fosfomicina combinada com frutose tem o objetivo de prevenir e reduzir a ocorrência de doenças no lote, além de melhorar a produtividade de lotes desafiados por bactérias”.